postado em 02/12/2008 20:54
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, avaliou nesta terça-feira (2/12) que as conversações diretas entre Washington e Pequim sobre a economia, iniciadas em 2006, deram resultado e manifestou a intenção de que tenham prosseguimento durante o futuro governo de Barack Obama.
"Aprendemos que a cooperação e o compromisso funcionam e podem conseguir resultados significativos e tangíveis", disse Paulson.
Em discurso em Seattle (Washington), o secretário do Tesouro se referiu à quinta rodada de conversas do Diálogo Econômico Estratégico, um fórum criado em 2006 pelos presidentes George W. Bush e Hu Jintao, que começa na quinta-feira em Pequim.
"O compromisso e a cooperação nos ajudaram a conduzir a atual crise dos mercados financeiros e apreciamos o papel responsável que a China desempenhou nesta turbulência", afirmou.
Paulson frisou que "as reuniões desta semana na China se concentrarão nos fundamentos de uma colaboração econômica duradoura" entre os dois países.
"EUA e China foram motores do crescimento econômico global. A força de nossas economias é crucial não só para nós, mas para os povos no mundo todo", manifestou.
Para ele, a China, "apesar de ter estado relativamente isolada da atual turbulência financeira, encontra crescentes problemas econômicos".