postado em 04/12/2008 15:21
A Vale do Rio Doce anunciou nesta quinta-feira (4/12) que reduzir sua produção de níquel, com a paralisação de unidades localizadas no Canadá. Em comunicado ao mercado, a empresa lembra que já havia cortado em cerca de 20% a produção de níquel na Indonésia. A partir de janeiro de 2009, a Vale irá fechar por tempo indeterminado a mina de Copper Cliff South (Copper Cliff South), localizada em Sudbury, província de Ontário, que é responsável pela produção de 8 mil toneladas métricas de níquel por ano.
Além disso, a empresa informa no comunicado que as operações de Voisey´s Bay, localizadas na província de Newfoundland and Labrador, e que compreendem a mina de Ovoid e uma planta de processamento, também serão paralisadas durante o mês de julho do ano que vem.
Esta operação é responsável pela produção de concentrado de níquel e cobre, e nos nove primeiros meses de 2008 contribui para a produção de 58.000 toneladas de níquel e 39.000 toneladas de cobre em concentrado.
A Vale afirmou também que decidiu adiar por um ano o início do desenvolvimento do projeto Copper Cliff Deep (CC Deep), que possui previsão de investimento total de US$ 814 milhões, dos quais US$ 138 milhões haviam sido orçados para dispêndio em 2009.
Aposentadoria
A redução da produção no Canadá será acompanhada por um programa de aposentadoria voluntária para funcionários elegíveis em todo o mundo, através de sua subsidiária Vale Inco.
"Tendo em vista as incertezas existentes no cenário econômico global, a Vale mantém a opção de administrar seu ritmo de produção de acordo com as condições de mercado", afirma a empresa no comunicado.