postado em 05/12/2008 10:35
A depressão da economia de Cingapura, por causa da crise financeira internacional, durará cerca de um ano e a recuperação será longa, disse nesta sexta-feira (5/12) o primeiro-ministro cingapuriano, Lee Hsien Loong.
"No melhor dos casos, a recessão durará um ano, talvez nove meses, se tivermos sorte. Mas a recuperação tem reflexos que serão mais fracos que em recessões anteriores, e devemos nos preparar para vários anos de baixo crescimento", disse Loong, em evento com a Associação de Correspondentes Estrangeiros.
Ele afirmou que o governo tentará impulsionar o crescimento econômico com projetos imobiliários, para aproveitar a redução dos custos, e antecipou um aumento da taxa de desemprego, principalmente no setor manufatureiro, que representa em torno de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A economia de Cingapura entrou em recessão em outubro e as autoridades reajustaram para baixo o crescimento, calculado em 2,5% para o ano de 2008.
A inflação anualizada ficou em 6,4% em outubro e, com uma população de 4,84 milhões de habitantes, o número de trabalhadores era de 2,93 milhões de pessoas e a taxa de desemprego, de 2,2%.