postado em 05/12/2008 14:23
Os acionistas do Merrill Lynch aprovaram a compra do banco pelo Bank of America (BofA). Diversas pessoas dirigiram-se à sede do Merrill em Nova York nesta sexta-feira (5/12) para votar. Os acionistas do BofA reúnem-se também hoje, em Charlotte, e a expectativa é que ratifiquem o acordo. Os acionistas do Merrill Lynch receberão 0,8595 por ação do BofA. O acordo ainda precisa de aprovação de autoridades regulatórias. Na manhã de hoje, a Comissão Européia deu seu aval à transação.
"Ao aprovar o transação, os acionistas do Merrill expressaram confiança em que a combinação de nossas empresa com o Bank of America vai criar uma das mais poderosas instituições financeiras do mundo, com capacidade e serviços incomparáveis", disse o chairman e executivo-chefe do Merrill, John Thain. "Essa combinação criará grande valor para nossos acionistas e clientes em todo o mundo".
O foco após a fusão será o corte de custos que, de acordo com planos do executivo-chefe do Bank of America, Ken Lewis, será de US$ 7 bilhões, equivalente a 11% das despesas das duas companhias em 2007. Citando fontes próximas do assunto, o Wall Street Journal disse que provavelmente entre 25 mil e 30 mil empregos serão eliminados nos próximos três anos, cerca de 8% a 10% da força de trabalho da empresa combinada.