postado em 09/12/2008 16:38
As vendas pendentes de casas usadas nos Estados Unidos apresentarm queda de 0,7 ponto em outubro em relação a setembro, indo para 88,9 pontos, informou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Corretores de Imóveis (Nar, na sigla em inglês).
O desempenho foi melhor que o esperado pelos analistas do setor, que apostavam em um recuo de 3,2 pontos. Na comparação com outubro do ano passado, houve recuo de 1 ponto.
O dado trouxe ao mercado a esperança de que o mercado imobiliário --onde se iniciou a atual crise financeira global-- esteja mais próximo de seu ponto mais baixo, e que a partir daí volte a se recuperar.
"Apesar das turbulências na economia, o nível de vendas pendentes de casas tem sido notadamente estável ao longo do último ano", disse o economista-chefe da Nar, Lawrence Yun.
O colapso do mercado imobiliário americano se tornou a pior crise financeira desde a crise de 1929 e levou várias das principais economias, incluindo a americana, para a recessão. Por isso, a estabilidade do mercado imobiliário é fundamental para qualquer recuperação econômica, disse o economista.
Na divisão por regiões, o pior desempenho é do Oeste, com recuo de 8,7%. Também teve queda a região Meio-Oeste (4,3%). Já as regiões Nordeste (0,6%) e Sul (7,8%) apresentaram altas.