postado em 10/12/2008 11:58
O Ministério da Justiça divulgou na manhã desta quarta-feira (10/12) o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2008, que une as denúncias feitas em 19 Procons estaduais e seis municipais, no período de 1º de setembro de 2007 a 31 de agosto deste ano.
Ao todo, foram 93.872 reclamações, sendo que 78% já foram resolvidas. O volume é menor que o registrado no ano passado, quando o número de reclamações atendidas foi de 81,6%. Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita, o acréscimo de não resolvidas se deve principalmente a sete empresas.
;Sete companhias, sendo seis de telefônicas ou fabricantes de celular, fizeram o número aumentar de um ano para outro. Elas merecem uma preocupação especial e é o indicador que permite o consumidor fazer a sua escolha na hora da contratação;, destacou Morishita.
O setor mais reclamado pelos consumidores foi o de telefonia móvel. O segmento respondeu por 44% das denúncias, seguido pelo setor de cartão de crédito, que gerou 6,4% das reclamações. Entre os problemas que encabeçam a lista de reclamações, estão as cobranças indevidas, o não cumprimento de contrato e produtos entregues com danos ou defeitos.
Serviço
Os consumidores podem acessar a lista com os nomes das empresas na página do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br/dpdc).