postado em 11/12/2008 20:59
O leilão realizado nesta quinta-feira (11/12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para subsidiar a venda de até 55 milhões de litros de vinho de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, acabou com a comercialização de apenas 6,2 milhões de litros de vinho comum. As operações devem ser repetidas semanalmente e visam apoiar cooperativas e indústrias de vinho.
A estatal já tinha realizado cinco leilões Prêmios de Escoamento do Produto (Pep), nos quais foram comercializados 17 milhões de litros de vinho, com investimento governamental de R$ 16 milhões. O Pep é oferecido pelo governo em leilões para apoiar a venda de produtos de origem agrícola.
A empresa ou comerciante que arremata o benefício deve adquirir o produto diretamente do agricultor ou cooperativa. Ele paga um preço de referência estabelecido pelo governo e garante o escoamento do produto para outra região de consumo, estabelecida previamente.
Segundo a Conab, o subsídio pode chegar a R$ 323,7 para cada mil litros de vinho transportados para fora dos dois estados. Os motivos para a pouca procura no leilão de hoje não foram divulgados.