postado em 12/12/2008 11:11
O Banco da França (BC do país, ligado ao Banco Central Europeu) revisou para baixo suas previsões sobre a economia francesa no quarto trimestre do ano, e anunciou nesta sexta-feira (12/12) uma expectativa de redução do PIB (Produto Interno Bruto) de 0,7%, contra 0,5% estimado inicialmente.
No conjunto do ano, o banco prevê uma alta de 0,8% do PIB, abaixo do anunciado há um mês. A instituição anunciou ainda uma nova queda dos negócios em novembro passado na indústria, cujo indicador baixou dez pontos.
Os empresários ouvidos pelo Banco da França assinalaram que a atividade industrial continuou se deteriorando em novembro, sobretudo nos setores do automóvel e dos bens intermediários. Na semana passada, a ministra da Economia da França, Christine Lagarde, disse esperar a criação de cerca de 100 mil empregos, como parte de um plano contra a crise que prevê a injeção na economia de 26 bilhões de euros.
Lagarde, que disse que o número é uma estimativa, explicou em entrevista à emissora de rádio RTL que o dado saiu dos cálculos feitos por seus serviços a partir do plano detalhado ontem pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, "categoria de medidas a categoria de medidas".
Ela enfatizou que a relação entre os 26 bilhões de euros que serão injetados e os empregos que esperam criar é equivalente à do plano de relançamento anunciado nos Estados Unidos pela Administração do presidente eleito Barack Obama.