postado em 26/12/2008 10:20
Antes mesmo de o Natal ter acabado, grandes redes de varejo começaram a anunciar os saldões de Natal com descontos de até 70%. Algumas delas realizaram promoções pela internet batizadas de ;saldão de Natal; em pleno dia 24 de dezembro, como a loja do Ponto Frio na internet, o pontofrio.com. Depois de um fim de ano que prometia muito para o comércio de eletroeletrônicos e móveis, mas foi atropelado pelos efeitos da crise financeira que encareceu o crédito, as lojas correm agora contra o tempo para tentar encerrar o mês se aproximando das metas inicialmente traçadas.
A partir de hoje, até o dia 31, mais de uma centena de lojas da rede Extra, do Grupo Pão de Açúcar, estarão abertas para desovar cerca de mil itens em promoção, a maioria de eletrônicos, portáteis e equipamentos de informática. Com descontos entre 30% e 70% sobre o preço de etiqueta, a empresa pretende ampliar em até 20% as vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. Um monitor de LCD de 19 polegadas, cujo preço normal estava em R$ 699, sai por R$ 399 na promoção. Além do abatimento de 42,9%, é possível parcelar a compra em até 15 vezes sem juros no cartão da rede ou em 10 vezes, em qualquer cartão de crédito.
A Casas Bahia, que vem fazendo promoções ininterruptas desde novembro, começa hoje o saldão de Natal nas duas megalojas, uma em São Paulo e outra no Rio. A promoção vai até a virada do ano e tem como foco o desconto no preço. Na loja do Ponto Frio na internet as vantagens vão desde descontos sobre o preço - da ordem de R$ 200 -, frete grátis na entrega do produto e parcelamento em 12 vezes sem juros no cartão.
Mesmo usando ;saldão de Natal;como mote das campanhas, as redes varejistas não admitem publicamente que os produtos em liquidação são sobras do Natal. ;Para oferecermos vantagens reais de preços e produtos, realizamos uma forte negociação com a indústria;, afirma o diretor Comercial do Grupo Pão de Açúcar, Ramatis Rodrigues.
Apesar de as promoções pós-Natal estarem concentradas nos itens de maior valor, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos, revendas de artigos de vestuário voltadas para as faixas da população de maior renda também vão fazer liquidações nos próximos dias. O Emporio Armani, por exemplo, cujas lojas estão localizadas em redutos de comércio classe A em São Paulo e no Rio de Janeiro, anuncia, a partir de hoje, uma venda ;especial;, com descontos a partir de 40% sobre o preço de etiqueta.