postado em 26/12/2008 21:10
Funcionários da Alfândega de Aceguá, no nordeste do Uruguai, apreenderam cinco toneladas de frutas e verduras de origem brasileira que ingressaram ilegalmente em território uruguaio, informou nesta sexta-feira (26/12) fonte oficial.
Segundo relatório da Direção Nacional de Alfândegas, ligada ao Ministério da Economia e Finanças uruguaio, a apreensão ocorreu depois de uma investigação na qual houve um acompanhamento de pessoas que supostamente estavam envolvidas no crime de contrabando de frutas e verduras do país vizinho.
Em diferentes viagens individuais, especialmente em motos, as mercadorias eram levadas do território brasileiro, sendo depois armazenadas por um distribuidor, que se encarregava de comercializá-las no atacado e no varejo, especialmente no nordeste do país.
No total, foram apreendidos 5.400 quilos de batata, cenoura, manga, mamão e banana, condicionados em caixas que careciam da identificação de produtor ou importador, como estabelece a lei uruguaia. Na mercadoria havia apenas a identificação de origem brasileira. Segundo a fonte oficial, todos os produtos foram entregues a equipes de vigilância sanitária.