postado em 29/12/2008 10:09
Na última semana de negócios do ano da Bolsa de Valores de São Paulo, as corretoras participantes da seção "Dicas" decidiram manter inalteradas as suas recomendações de compra de papéis. A semana passada foi marcada por forte queda no volume de negócios na Bolsa, fato que deve prevalecer até a próxima semana.
Apesar de alta de 1,08% na última sexta, a Bolsa paulista encerrou a semana passada com baixa acumulada de 5,79% e aos 36.864 pontos no Ibovespa. O volume financeiro diário movimentado na semana passada não passou da casa de R$ 2 bilhões --menos da metade dos R$ 5 bilhões do início do mês.
"O mercado parece estar em compasso de espera do novo ano e de possíveis mudanças no cenário econômico, com a assunção de Barack Obama à presidência dos EUA [ele assume no dia 20]. Novamente, os volumes devem se mostrar reduzidos por conta dos feriados da quarta e quinta-feira e, com isso, não acreditamos em grandes oscilações [na Bolsa]", disse o sócio-diretor da XP Investimentos, Rossano Oltramari.
"Após mais uma semana de pouca tendência, a expectativa é a de um mercado mais calmo e de baixo volume nesta semana em razão dos feriados", avalia a corretora Prosper.
Entre as indicações das corretoras, o destaque na semana passada ficou para os papéis PNB da geradora paulista Cesp, que subiram 3,54%. Em meio à crise, o setor elétrico é visto como defensivo por sofrer impacto limitado de eventuais quedas nas vendas.
Os demais papéis indicados pelas corretoras tiveram desempenho negativo.