postado em 30/12/2008 09:29
O dólar comercial é comercializado por R$ 2,35 nos primeiros negócios desta terça-feira (30/12). A taxa representa um decréscimo de 2,52% sobre a cotação anterior.
O mercado pode repercutir hoje a notícia, divulgada ontem à noite, de que o governo americano confirmou que vai ajudar, com US$ 5 bilhões, à GMAC, o braço financeiro da montadora de veículos General Motors. A salvação da financeira da GMAC é considerada por analistas um fator primordial para a sobrevivência da General Motors.
Em contagem regressiva para o recesso do final de ano, o mercado de câmbio opera com volume bastante estreito de negócios, o que deixa a formação de preços mais volátil, já que qualquer operação de maior monta influi nas cotações praticadas.
E nos últimos dias, a agenda econômica também ficou mais esvaziada. Para esta terça-feira, investidores e analistas devem ficar atentos principalmente à pesquisa do instituto privado Conference Board sobre a confiança do consumidor americano na economia, sempre um indicador bastante influente sobre as tendências de consumo para os próximos meses.
Na semana passada, a Universidade de Michigan, que divulga sua própria sondagem sobre as expectativas do consumidor dos EUA, revelou que a confiança na economia dos Estados Unidos aumentou em dezembro na comparação com o mês anterior, e ficou acima das expectativas dos analistas.
Antes da pesquisa da Conference Board, prevista para as 13h (hora de Brasília), analistas monitoram o indicador S/Case-Shiller, um dos de maior peso no mercado imobiliário americano.
Por aqui, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou que o ICI (Índice de Confiança da Indústria) caiu 11% entre novembro e dezembro de 2008, ao passar de 83,9 para 74,7 pontos, o nível mais baixo desde outubro de 1998, considerando-se dados com ajuste sazonal.