postado em 30/12/2008 14:26
A companhia de aviação Alitalia, adquirida em dezembro por um consórcio de empresários italianos que se somaram à Air One, manterá o nome Alitalia e começará a voar no próximo dia 13 de janeiro, informaram fontes da empresa nesta terça-feira (30/12).
Depois de uma assembléia geral celebrada em Milão (norte da Itália), os novos proprietários decidiram conservar o nome. "Mudamos o nome e a razão social, a sociedade se chamará simplesmente Alitalia", afirmou o vice-presidente da CAI, Companhia Aérea Italiana, Salvatore Mancuso.
Depois de vários meses de difíceis negociações com os sindicatos, que rejeitavam o plano de compra que prevê a eliminação de 3.250 postos de trabalho, a CAI adquiriu em meados de dezembro o setor de transporte de passageiros da Alitalia por 1,052 bilhão de euros.
A Alitalia vai se somar à Air One, a segunda companhia de aviação da península, assegurando as conexões com 70 destinos, 23 nacionais, 34 internacionais e 13 intercontinentais, com 670 vôos diários contra 1.050 no passado.
Os novos proprietários deverão assinar em breve uma aliança com um sócio estrangeiro, que deverá comprar entre 20% e 25% da nova companhia.
A franco-holandesa Air France-KLM, a alemã Lufthansa e a inglesa British Airways estão entre os interessados, embora a imprensa especializada assinale a primeira como favorita. "Estamos trabalhando, concluiremos logo" o acordo, assegurou Mancuso.