postado em 31/12/2008 12:38
A demanda pelos benefícios do seguro-desemprego caiu na semana do Natal, informou nesta quarta-feira o Departamento de Trabalho dos EUA. Foram registradas 492 mil solicitações na semana concluída no dia 27. Na semana anterior, a cifra total atingiu 586 mil pedidos, o patamar mais alto desde 1982.
Economistas de bancos e corretoras esperavam que a demanda pelo seguro-desemprego atingisse 575 mil pedidos. O indicador permanece próximo da marca dos 500 mil, visto por economistas e investidores como o nível que sinaliza uma economia em recessão. Apesar do forte decréscimo, o número total de pessoas beneficiadas pelo seguro-desemprego continua alto --4,5 milhões-- o maior desde dezembro de 1982.
Os dados sobre emprego refletem a situação frágil da economia americana atualmente: o PIB americano teve uma contração de 0,5% no terceiro trimestre e o país se encontra em recessão desde o fim de 2007 --apesar de ainda não ter registrado dois trimestres consecutivos de desempenho negativo do PIB. A próxima divulgação do PIB, com a leitura referente ao quarto trimestre deste ano, deve ser anunciada no dia 30 de janeiro.