postado em 03/01/2009 08:27
Um levantamento da Federação do Comércio do DF (Fecomércio) aponta que os comerciantes estão otimistas com 2009. Comparado com os resultados de 2008, 53,3% acreditam em aumento de vendas e 44% estimam que o desempenho ficará estável. ;Os empresários não perderam a esperança nos bancos, no crédito e estão trazendo isso para seus negócios;, afirma o presidente da Fecomércio, Ademir Santana. ;A análise que eles fazem é que o Brasil seja um dos poucos países que menos vão sofrer com a crise mundial;, completa.
A percepção do presidente da Fecomércio reflete nos números da apuração: 66,2% dos comerciantes afirmaram estar otimistas em relação ao desempenho da economia brasileira. Entre os animados, 28,2% estão no segmento de vestuário e 73,3% são lojistas de shoppings.
Segundo Santana, o varejo teve bons resultados nas vendas de fim de ano, porém os bens duráveis que dependem de financiamento tiveram retração. ;Sou otimista. Sei que haverá uma desaceleração natural, mas não haverá uma recessão;, afirma. Apesar da boa perspectiva, Ademir afirma manter o pé no chão ao dizer que só depois que os balanços forem publicados o real reflexo da crise irá aparecer. ;Não temos a dimensão da crise ainda, só com os primeiros resultados teremos noção de onde estamos pisando;, conclui.