postado em 05/01/2009 09:23
O mercado de câmbio negocia a moeda americana por R$ 2,338 para venda, minutos após a abertura das operações nesta segunda-feira (5/01). O valor representa um avanço de 0,21% sobre a cotação de sexta.
Após uma semana afetada pelo recesso de final de ano, o volume de operações pode começar a regularizar na jornada de hoje, com o retorno de várias empresas que operaram em esquema de plantão nos últimos dias. Economistas do setor financeiro esperam um primeiro trimestre bastante complicado, mas menos volátil, do ponto de vista do mercado de capitais, em comparação com a segunda metade de 2008.
A agenda econômica tem como destaque a ata do Fomc (o equivalente ao Copom nos EUA) relativa à reunião do dia 16 de dezembro de 2008, quando o Comitê americano decidiu ajustar a taxa básica de juros de 1% ao ano para uma faixa entre zero e 0,25% ao ano. Profissionais de corretoras aguardam um texto bastante pessimista sobre a deterioração econômica dos EUA. A ata tem divulgação prevista para as 17h (hora de Brasília), na terça-feira (6/01).
Ainda nos EUA, o outro destaque é o indicador ISM, desta vez relativo ao setor de serviços, com dados relativos a dezembro, também previsto para amanhã. O dado é importante porque o setor de serviços responde por cerca de 80% da economia americana.
Na agenda doméstica, a divulgação do IPCA de dezembro é o evento mais importante da semana. Índice de preços que serve de referência para o regime de metas de inflação do governo, o IPCA será divulgado na sexta-feira.
Hoje, investidores e analistas devem monitorar as projeções registradas no boletim Focus, preparado pelo Banco Central, e os números da balança comercial relativa à primeira semana de janeiro. E a FGV revela o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) relativo a dezembro.