postado em 05/01/2009 11:06
O Banco Central Europeu (BCE) injetou nesta segunda-feira (5/01) US$ 293,1 bilhões a uma taxa de juros fixa de 2,5% no leilão semanal ordinário, que é agora com concessão plena, para ampliar a liquidez (oferta de dinheiro) no sistema bancário da zona do euro.
Segundo o BCE, 600 bancos comerciais participaram desta operação de refinanciamento, que será liquidada amanhã e que vence em 14 de janeiro.
O BCE reduziu a taxa básica de juros no início de dezembro em 0,75 ponto percentual, para 2,5%, a maior redução de sua história.
Analistas do Commerzbank preveem que a autoridade monetária europeia manterá inalterada sua taxa de juros na reunião do próximo dia 15, mas que a reduzirá gradativamente até 1% no segundo trimestre do ano.
Após os cortes de juros do BCE desde o começo de outubro de 2008 (no total, 1,75 ponto percentual), as taxas de juros no mercado interbancário caíram notavelmente, mas ainda estão longe da taxa básica.
Agora, o BCE conduz as operações principais de refinanciamento semanais mediante um procedimento de leilões a taxa de juros fixa, com concessão plena, com os juros mínimos aplicáveis.
Assim, o banco quer garantir que todos os bancos comerciais da zona do euro conseguirão a liquidez de que precisam.