postado em 05/01/2009 13:41
O grupo Pão de Açúcar divulgou nesta segunda-feira (5/01) sua performance de vendas em dezembro, o acumulado do quarto trimestre de 2008 e também números fechados de vendas para o ano passado. Em todo o ano de 2008, o grupo registrou faturamento bruto de R$ 20,857 bilhões e as vendas líquidas totalizaram R$ 18,033 bilhões, o que representam crescimentos de 18,2% e 21%, respectivamente, em comparação ao ano anterior.
No conceito "mesmas lojas" (unidades em funcionamento há pelo menos um ano), as vendas brutas cresceram 8,5% no ano, avanço superior às diretrizes definidas para 2008 e com incremento real estimado de 2,6% quando deflacionadas pelo IPCA. Já as vendas líquidas cresceram 11% nominalmente.
O crescimento deve-se, diz a empresa, à adoção de uma política consistente de precificação, que tem proporcionado resultado em níveis de competitividade mais agressivos em cada bandeira e região, e também à realização de um trabalho de ajuste de sortimento por região e perfil socioeconômico do consumidor.
No comunicado, o Grupo Pão de Açúcar diz ainda que as vendas brutas em dezembro cresceram 9,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando R$ 2,355 bilhões. Já as vendas líquidas atingiram R$ 2,037 bilhões, um aumento de 12,6%. No conceito "mesmas lojas", as vendas brutas cresceram 7,3%, a melhor performance do mês de dezembro desde 2004, com crescimento real estimado de 0,9% quando deflacionadas pelo IPCA, enquanto nas vendas líquidas o incremento nominal foi de 10,5%. "Esse desempenho teria sido de 9,4% desconsiderando o impacto do efeito calendário (um final de semana a menos em relação ao ano anterior)", diz a nota.
Além disso, o Pão de Açúcar cita como outro ponto importante a base de comparação mais forte para dezembro de 2008 em relação aos meses anteriores, visto que em dezembro de 2007 a companhia apresentou um crescimento de 3,5%.