postado em 06/01/2009 08:48
A Toyota, a maior montadora de automóveis, anunciou que suspenderá durante onze dias, entre fevereiro e março, toda a sua produção no Japão como uma medida para enfrentar a queda nas vendas, informou o grupo japonês nesta terça-feira (6/01) . "Suspenderemos as operações nas doze fábricas da Toyota no Japão durante onze dias", disse o porta-voz do grupo.
A Toyota também planeja suspender sua produção no Japão durante três dias no mês de janeiro, diante da rápida contração da demanda mundial. Nos últimos meses, o grupo anunciou reduções de produção na América do Norte e na França, além de 3 mil demissões no Japão.
No mês passado, a Toyota já havia anunciado que suas vendas globais de veículos em novembro caíram 21,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 618 mil unidades, seu nível mais baixo dos últimos oito anos. Além disso, a empresa havia sofrido um retrocesso de 24,8% de sua produção global, para 665.583 unidades.
Esses números incluem os veículos produzidos e vendidos pela Hino e Daihatsu, as principais subsidiárias de Toyota.
O anúncio da queda da produção, diretamente ligada a um retrocesso da procura em função da crise econômica global, coincide com o recente anúncio da Toyota Motor de que registrará no atual ano fiscal perdas de 150 bilhões de ienes (US$ 1,659 bilhão) em lucro por operações.