postado em 06/01/2009 11:43
A retração no comércio de automóveis vista nos mercados europeu e norte-americano também atingiu a China, onde a Shanghai General Motors Corp, joint venture da GM no país, registrou a primeira retração de vendas de sua história em 2008. "Uma série de desastres naturais e o aumento dos preços dos combustíveis no início do ano (passado) exacerbou o impacto da recessão econômica mundial no mercado de automóveis da China", disse por meio de uma nota Kevin Wale, presidente e diretor-gerente da GM no país.
As vendas da Shanghai General Motors Corp caíram 7%, para 445.709 veículos em 2008, de 479.427 unidades em 2007. A Shangai é uma parceria com participação igualitária entre a GM e a SAIC Motor Corp.
Se a joint venture não conseguiu superar o resultado de 2007, as vendas totais da General Motors na China cresceram 6,10% para 1.094.561 veículos, um número recorde. O crescimento, contudo, ficou bem abaixo dos 18,5% registrados em 2007 e dos 32% de 2006. Analistas atribuíram a redução não só à crise, mas também aos modelos "envelhecidos" da montadora, como os sedãs Buick LaCrosse e Excelle, em final de ciclo.
O mercado automobilístico enfraqueceu na China em 2008 após anos de crescimento de dois dígitos. As vendas totais de veículos cresceram 8,52% entre janeiro e novembro, para 8,63 milhões de unidades, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Em agosto, as vendas chegaram a cair, na primeira retração em mais de três anos.