postado em 06/01/2009 13:39
O setor de serviços da economia americana registrou ligeira melhora em dezembro, mas o desempenho geral ainda é fraco, devido à recessão em que se encontra o país. O índice de atividade do setor ficou em 40,6 pontos no mês passado, contra 37,3 em novembro, segundo dados divulgados pelo ISM (Instituto de Gestão de Oferta, na sigla em inglês) nesta terça-feira (6/01).
O resultado superou as expectativas dos economistas, que previam uma ligeira desaceleração, para 37 pontos. Leituras acima de 50 pontos indicam expansão da atividade; abaixo desse patamar, o indicador aponta para retração.
O resultado contrasta com o desempenho da indústria americana; na semana passada, o instituto informou que o setor manufatureiro teve o pior desempenho em 28 anos, com o índice de atividade desse setor ficando em 34,2 pontos no mês passado, contra 36,2 em novembro.
O instituto informou que nenhum dos setores industriais pesquisados reportou crescimento, durante a sondagem do mês passado. "A atividade do setor manufatureiro continuou a encolher a uma taxa acelerada durante o mês de dezembro", comentou Norbert Ore, presidente do ISM.
"O volume de novas encomendas contraiu por 13 meses consecutivos e atingimos o mais baixo nível registrado desde janeiro de 1948. Os empresários estão enxugando os estoques e ajustando a capacidade de produção para níveis mais baixos de atividade", afirmou.