postado em 07/01/2009 18:55
O governo do Reino Unido, que assumiu em 1° de janeiro a Presidência anual do G20, pediu nesta quarta-feira (7/01) aos seus países que a endureçam a regulação do sistema financeiro, como passo imprescindível para restabelecer a confiança nos mercados.
Em carta remetida aos governos do G20, o ministro das Finanças do Reino Unido, Alistair Darling, expressou a necessidade de maior e melhor regulação, e disse que consegui-lo será a prioridade da cúpula do grupo em Londres, em 2 de abril.
Darling ressaltou que o decisivo papel dos bancos no conjunto do sistema econômico se viu "seriamente solapado" pela atual crise e que só recuperando a confiança se poderá voltar a uma plena capacidade operacional do sistema financeiro. "Nosso primeiro objetivo deve ser devolver essa confiança depois dos erros de regulação e de suas instituições", disse.
"Precisamos de uma regulação financeira global mais dura. Nosso objetivo para o G20 em 2009 será trabalhar com nossos parceiros internacionais para compensar esses erros e criar uma arquitetura financeira mais robusta para o futuro", acrescenta.
"Devemos demonstrar que temos os mecanismos para proteger os titulares de depósitos, para garantir a recuperação ordenada das instituições que fracassaram e os mecanismos internacionais apropriados para coordenar a gestão dessas instituições", acrescentou.