postado em 08/01/2009 10:45
A economia da zona do euro entrou em recessão no terceiro trimestre de 2008, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8/01) pela Eurostat, a agência europeia de estatísticas. Segundo o órgão, a economia da região teve retração de 0,2% no período, após uma queda também de 0,2% um trimestre antes.
A queda confirma, assim, que a região passa pela primeira recessão desde a formação do bloco econômico europeu, em 1999. Uma recessão é definida pelos economistas como dois trimestres consecutivos de desempenho negativo do Produto Interno Bruto (PIB).
Já a União Europeia (UE) conseguiu evitar a recessão até o momento: o bloco registrou queda de 0,2% no terceiro trimestre, mas ficou estável no segundo.
O indicador de confiança de consumidores e empresários na economia dos países da zona do euro caiu para 67,1 pontos em dezembro, queda expressiva em relação aos 74,9 pontos de novembro. A expectativa dos economistas era de uma queda menos intensa, para 71,3 pontos.
Para a UE como um todo, o indicador de confiança caiu para 63,5 pontos, contra 70,5 pontos.
A zona do euro é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal. A União Europeia inclui, além destes, Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Hungria, Romênia, Estônia, Lituânia e Letônia.