postado em 08/01/2009 15:37
As redes varejistas americanas registraram um mês de dezembro fraco, segundo resultados divulgados nesta quinta-feira. Entre as redes que divulgaram resultados, como Wal-Mart, Sears Holdings, Gap, Abercrombie, Costco e Saks, todas apresentaram números referentes a dezembro que desapontaram.
A rede Wal-Mart, a maior do mundo no setor varejista, informou que as vendas nas mesmas lojas (abertas há pelo menos um ano) informou que suas vendas tiveram um crescimento de 1,2%; excluídas as vendas de gasolina --cujos preços caíram de US$ 4,1 por galão (3,785 litros) para menos de US$ 2 atualmente--, a alta foi de 1,7%. A projeção dos analistas era de um crescimento de 2,8% (excluídas as vendas de gasolina).
"A economia atual continua difícil para todos os setores e os varejistas já viram os consumidores reduzirem seus gastos sobre bens não-essenciais", disse o diretor-financeiro do Wal-Mart, Tom Schoewe, em um comunicado. "Os consumidores estão concentrados nas necessidades e nos valores." O presidente da empresa de pesquisa de varejo RetailMetrics, Ken Perkins, disse à agência de notícias Associated Press que os resultados de dezembro sugerem que "o grupo de consumidores de baixa renda está sentindo o golpe mais do que se imaginava", o que se refletiu nos resultados do Wal-Mart.
A rede Wal-Mart informou ainda que espera para o quarto trimestre um ganho de US$ 0,93 ou US$ 0,94 por ação. A expectativa é menor que a divulgada no dia 1° de novembro, de US$ 1,03 a US$ 1,07. "Devido à dificuldade econômica e ao inverno rigoroso em algumas regiões, a temporada de feriados foi mais complicada que o esperado para os varejistas", disse o vice-presidente da rede, Eduardo Castro-Wright.
A rede Costco divulgou uma queda de 4% nas vendas nas mesmas lojas. Excluídas as vendas de combustíveis, no entanto, houve um aumento de 4%.
Entre as lojas de departamentos, as vendas da Sears Holdings --que opera as redes Sears e Kmart-- caíram 7,3%; só nas lojas Sears, as vendas caíram 12,8%. Já as vendas da rede Kmart caíram 1,1%. As vendas nas mesmas lojas da rede Macy´s caíram 4% em dezembro --queda menor, no entanto, que os 5,3% previstos pelos analistas.
Para o período de novembro a dezembro, as vendas nas mesmas lojas da Macy´s caíram 7,5%. A empresa reduziu suas estimativas para o quarto trimestre e para 2008 como um todo, devido, entre outros fatores, ao plano de fechar 11 lojas --a rede tem mais de 840 lojas.
No segmento de luxo, a Saks --que opera a Saks Fifth Avenue-- registrou uma queda de 19,8% nas mesmas lojas, um declínio muito pior que o previsto, uma queda de 10%.
A rede Limited Brands registrou uma queda de 10% nas vendas nas mesmas lojas, contra uma previsão de 7,8%; a rede ainda reduziu suas expectativas para o quarto trimestre. A rede Gap teve uma queda de 14% nas vendas nas mesmas lojas, maior que a de 9,3% esperada. "Os consumidores esperaram até o último minuto para comprar e enfrentamos um ambiente altamente competitivo de promoções", disse a diretora-financeira da Gap, Sabrina Simmons.
A rede de lojas de roupas J Crew Group anunciou que espera um prejuízo de US$ 0,24 a US$ 0,29 por ação no quarto trimestre, contra a expectativa de lucro de US$ 0,05 a US$ 0,10 por ação anunciada anteriormente.