postado em 16/01/2009 19:41
As vendas a crédito e com cheque registraram queda na primeira quinzena do ano, segundo dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Para a entidade, o resultado mostra que a crise internacional continua impactando o varejo.
Na primeira quinzena de janeiro, as consultas aos Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) caíram 2,7%, na comparação com igual período de 2008.
Já o reflexo na procura pelos dados do SCPC/Cheque (que indicam as vendas a vista) foi maior, com queda de 6,2%, na mesma comparação.
A ACSP afirmou que é preciso ponderar que o ano de 2009 começou, de fato, a partir do dia 5 passado, enquanto que em 2008 o início ocorreu mais cedo, no dia 2 de janeiro, uma quarta-feira.
Os registros recebidos (carnês que entraram para o cadastro de inadimplentes) cresceram 12,8% nessa primeira quinzena, em relação ao mesmo intervalo de 2008, enquanto os cancelamentos (carnês que saíram do sistema) caíram 3,9%, prejudicados pelas restrições de crédito que dificultam a renegociação das dívidas.
A associação afirmou que, no acumulado de 2008, os registros recebidos cresceram 13,6% - em linha com o dado da quinzena de janeiro - mas os cancelamentos haviam crescido 9,2% no ano passado, contra queda neste ano. A ACSP ressaltou, no entanto, que é preciso considerar que esses dados da primeira quinzena ainda são preliminares e que não podem ser automaticamente projetados.