postado em 19/01/2009 16:07
Cerca de 160 funcionários da da Tyco Dinaço, fabricante de tubos na zona oeste, ocuparam a fábrica na manhã desta segunda-feira e aguardam por uma reunião de negociação. eles tentam evitar o fechamento da unidade e o corte de todo o quadro de funcionários.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, afirmou que a empresa começou a informar os funcionários sobre as demissões no último sábado. "Hoje um gerente conversou com os trabalhadores e afirmou que a empresa está sentindo os efeitos da crise", afirmou.
Os diretores da empresa não foram encontrados para comentar as demissões ou a ocupação da fábrica.
Torres informou que a empresa tem outra unidade em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e que pretende concentrar suas atividades naquele Estado.
"Se a fábrica vai fechar, queremos o pagamento de todos os direitos e um pacote de benefícios", afirma David Martins, diretor do sindicato. A empresa teria respondido que só poderá se posicionar sobre as reivindicações amanhã à tarde, segundo os sindicalistas.
A empresa, ainda de acordo com Martins, teria informado que a decisão de fechamento partiu na matriz, Nos Estados Unidos.