postado em 20/01/2009 08:07
O vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, revelou nesta segunda-feira (19/01) ao Correio que duas indústrias do setor farmacêutico devem se instalar ainda este ano no Polo Industrial JK, em Santa Maria. A primeira delas é o Laboratório EMS, que deve começar a construir a sede em março e a funcionar em 2010.
Segundo a subsecretaria do Programa de Promoção do Desenvolvimento Econômico Integrado e Sustentável ; Pró-DF ; a unidade do laboratório EMS no Centro-Oeste vai produzir anticoncepcionais e deverá gerar cerca de 150 empregos no DF. Outro laboratório de grande porte atraído para o DF é o Aché, que só está aguardando os trâmites legais para iniciar sua instalação.
Pró-DF
Admitindo que a crise já começa a preocupar, o GDF deu início à concessão de incentivos fiscais a 50 empresas cadastradas no programa Pró-DF II. Com a medida, todas as empresas terão prorrogado, de 15 para 25 anos, o prazo para pagar o financiamento de 70% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Após a concessão do benefício à Coca-Cola, na semana passada, ontem foi a vez da Gravia Indústria e Perfilados de Aço Ltda., que se comprometeu a investir este ano R$17 milhões, criando 102 postos de trabalho diretos em sua nova fábrica, em Samambaia.
Para as 48 empresas do Pró-DF terem acesso ao benefício, o governo exige como contrapartida a abertura de novas vagas de emprego. ;Em tempos de turbulência econômica, Brasília mostra sua força. A ideia é menos impostos e mais empregos;, declarou o governador José Roberto Arruda. Conforme estimativa da Secretaria de Fazenda, o GDF deve arrecadar R$213,5 milhões de impostos em 2009