Economia

Principal liquidação do Distrito Federal começa nesta quinta-feira

Liquida DFterá a participação de 8 mil lojas entre 5 e 15 de fevereiro. Espera-se um aumento de 5% nas vendas nesse período

postado em 29/01/2009 08:01
As promoções vão ficar ainda mais quentes a partir da próxima quinta-feira no Distrito Federal. De 5 a 15 de fevereiro, será realizado o Liquida DF, campanha encabeçada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local. Nesta edição, 8 mil lojas de todas as regiões administrativas oferecerão descontos de 10% a 70%. A expectativa é aquecer as vendas em 5% neste começo de ano, quando o comércio apresenta desempenho normalmente mais fraco. O Liquida acontece simultaneamente em 14 capitais e em mais de 168 cidades do país. Essa é a sétima edição da liquidação no DF. Com investimento de R$ 1 milhão em publicidade, panfletos e cartazes, a CDL espera intensificar o movimento dos clientes. Com a crise, no entanto, o aumento das venda vai ser mais tímido que nas outras seis edições, quando chegou a 25%. A expansão estimada para 2009 é de 5%. Para Vicente Estevanato, presidente da entidade, esse será um excelente resultado. ;Esperávamos uma retração das vendas e, com o Liquida, temos uma estimativa de crescimento;, afirmou. Aparecida prepara a loja para a liquidaçãoSegundo Vicente Estevanato, presidente da entidade, o grande trunfo dos lojistas para atrair os consumidores serão os prêmios sorteados. A cada R$ 25 em compras os clientes concorrerão a um carro zero quilômetro, 10 motos, 10 notebooks, 10 televisores LCD 32 polegadas. Caso o cartão usado para a compra seja o Mastercard, o número de cupons dobra. Se o consumidor for sorteado, o comerciário que efetuou a venda para ele receberá um vale-compras no valor de R$ 500. Reforço A chegada do Liquida DF fez a gerente da Nova Stampa da 305 Sul, Maria Aparecida Ribeiro, 45 anos, reforçar os estoques. Na segunda-feira, ela estava com a loja de pernas para o ar recebendo mercadorias de João Pinheiro, cidade mineira onde a grife tem confecção. Na Nova Stampa, a liquidação já começou, mas mesmo assim Aparecida acha que venderá mais com o começo da promoção da CDL. ;O Liquida faz a loja pequena participar de uma grande campanha publicitária;, avaliou a gerente. De acordo com ela, os descontos oferecidos na loja já atraíram muita gente. ;Nos dois primeiros dias nós vendemos o equivalente a um mês;, revelou. Com um Natal bom, mas abaixo do esperado. Muitos lojistas começaram 2009 com os estoques cheios e, por isso, ofereceram descontos ainda em dezembro. Neste mês de janeiro, foi comum ver lojas com vitrines trazendo avisos coloridos e chamativos de liquidação. Para Estevanato, essas promoções antecipadas não enfraquecem o Liquida DF. ;Ainda há muita mercadoria e o lojista precisa vender;, afirmou o presidente da CDL. Não apenas os lojistas ganham com o Liquida DF, o governo local também se beneficia com o aumento direto na arrecadação de tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo levantamento da CDL, durante o Liquida de anos anteriores, o GDF registrou um crescimento médio de 20% em comparação com o período em que não ocorre a liquidação. » Ouça entrevista: Vicente Estevanato, presidente da CDL

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