postado em 02/02/2009 20:37
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos seus ministros que tenham "mais ousadia" para garantir que o crescimento do país não seja ainda mais afetado pela crise econômica mundial. Em uma reunião ministerial que durou cerca de 10 horas, Lula discutiu, principalmente, questões relacionadas à economia brasileira e ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ao final da reunião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo irá garantir a manutenção de todos os investimentos e, para isso, irá reduzir gastos administrativos. "O presidente falou em ousadia. Este não é momento para uma reação tímida da nossa parte. Ao invés de reduzirmos os programas de investimentos, seremos ousados", afirmou.
O ministro afirmou que o contingenciamento de R$ 37 bilhões anunciado na semana passada, não irá atingir os investimentos prioritários do governo. Segundo ele, qualquer eventual redução desses programas será revista.
O ministro comentou também os dados da balança comercial, que apresentou em janeiro o primeiro déficit mensal em oito anos. "O déficit é o resultado de uma redução da demanda mundial de commodities e da compra de produtos de países em desenvolvimentos pelos países desenvolvidos".
Segundo Mantega, Lula recomendou à equipe econômica que não sejam tomadas medidas protecionistas.