postado em 03/02/2009 10:08
A fabricante de veículos GM-Daewoo ; unidade sul-coreana da General Motors ; anunciou nesta terça-feira (03/02) que fechará temporariamente várias de suas fábricas na Coreia do Sul em decorrência da queda da demanda causada pela crise econômica global.
Segundo a agência de notícias Yonhap, a companhia fechará de forma temporária no final deste mês suas fábricas da cidade de Bupyeong, perto de Seul (capital) e Gunsan (sudoeste de Seul) para controlar seus níveis de produção.
"Estamos tomando medidas temporárias para recortar a produção para enfrentar as condições do mercado", disse um porta-voz da GM-Daewoo citado pela Yonhap.
A companhia não especificou quanto tempo as fábricas ficarão fechadas.
A imprensa sul-coreana afirma que uma das fábricas de Bupyeong, que produz o esportivo Winstorm e o sedã Tosca, ficaria fechada durante 22 dias; uma outra, que fabrica o compacto Gentra, ficaria oito dias sem funcionar.
As vendas de veículos da divisão sul-coreana da GM caíram 50,5% em janeiro, para 45.842 unidades, segundo dados divulgados pela companhia.
Já as vendas nacionais retrocederam, em janeiro, 20,4%, enquanto as exportações foram 53,6% inferiores, até as 38.928 unidades, com relação ao mesmo mês do ano passado.