postado em 03/02/2009 17:02
A General Motors (GM) vai oferecer aposentadorias antecipadas e abrir programa de demissões voluntárias a seus trabalhadores nos Estados Unidos, medida que a companhia qualificou nesta terça-feira (3/02) como "difícil, mas necessária para reestruturar a empresa".
A GM confirmou hoje que o Programa Especial de Demissões começará no dia 6 de fevereiro e foi estipulado com o sindicato United Auto Workers (UAW, na sigla em inglês).
"Os funcionários elegíveis para a aposentadoria dentro do programa receberão um vale para a compra de um veículo e um pagamento em dinheiro", afirmou a GM em comunicado.
A companhia acrescentou que "enquanto o mercado de automóveis dos EUA continuar experimentando significativas dificuldades, a GM responderá com ações difíceis, mas necessárias para reestruturar a empresa e assegurar a viabilidade no longo prazo".
Os trabalhadores que não cumprirem os requisitos para a aposentadoria, mas quiserem deixar a empresa, poderão escolher o programa de demissão voluntária com as mesmas condições.
A GM não informou os valores oferecidos, mas a imprensa americana indicou ontem que a empresa está oferecendo US$ 20 mil em dinheiro e um vale de US$ 25 mil para compra de carros.
Atualmente, cerca de 22 mil trabalhadores têm direito a optar pelo plano de aposentadoria antecipada.