postado em 05/02/2009 09:19
As vendas de veículos importados no Japão caíram 37,2% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo balanço da Associação de Importadores de Automóveis do país. O nível é o mais baixo em 20 anos.
No mês passado, foram vendidos 8.915 veículos importados no país - cujo forte no setor automotivo é a exportação -, o nono mês consecutivo de queda e o terceiro seguido com baixa superior a 30%. O principal motivo para a retração no comércio é a crise econômica global, que paralisa a demanda no mundo.
A queda de 37,2% é a maior desde que em 1968 a Associação de Importadores de Automóveis do Japão começou a divulgar esses dados, informou a agência local de notícias Kyodo.
Dados de 2008 no Japão já apontavam para uma queda significativa nas vendas do setor. Os emplacamentos de veículos novos no Japão tiveram queda de 6,5% em 2008, na comparação com o ano anterior, a 3.212.342 unidades, o que representa o pior resultado desde 1974.
As vendas de veículos novos no Japão não ficam abaixo da marca de 5 milhões desde 1980.
A Associação Japonesa de Concessionárias de Automóveis informou que, em dezembro, a venda de veículos novos havia caído 22,3%.
A retração na demanda nos EUA, que passam por uma recessão, tem sido indicada como a principal causa para a queda na produção. O mercado japonês, no entanto, sofre com a crise; executivos do setor manifestam desânimo frente à redução das vendas no país, que se agravaram nos últimos dois meses.
Vítima da crise financeira, a montadora Mitsubishi, por exemplo, decidiu abandonar as competições de rali, entre elas o Rali Dacar, devido à queda nas vendas. O anúncio surge em meio à divulgação de um prejuízo de US$ 53 milhões entre abril e dezembro de 2008.