Economia

Suspensão do concurso da PM pelo TCDF deixa candidatos apreensivos

;

postado em 14/02/2009 09:31
O anúncio da suspensão do concurso da Polícia Militar feito nesta sexta-feira (13/02) pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) - - foi um balde de água fria para os inscritos. Muitos dos candidatos começaram a estudar meses antes de sair o edital ; publicado em janeiro deste ano ; já que, em meados de agosto de 2008, já se falava na contratação de 1,5 mil novos servidores para a PM, um número ainda mais sedutor do que as 750 vagas autorizadas.

;Comecei a estudar em agosto. Com cursinho e tudo. É complicado porque você dedica seu tempo e desembolsa dinheiro, e agora fica nessa apreensão;, comenta o advogado Vinícius Corrêa dos Reis, 26 anos.

Tanto Vinícius quanto seu colega em um curso preparatório para a seleção da PMDF, o engenheiro Rafael do Nascimento Pinto, 26, levaram em conta algumas circunstâncias que julgaram favoráveis para apostarem todas as fichas no concurso da PMDF. ;A gente pensou no fato de que muita gente com nível superior iria focar no concurso da Polícia Civil que oferece salário maior. Também consideramos que a exigência da formação superior para todos os cargos, que nunca tinha acontecido antes em seleções da PM, iria restringir bastante a concorrência;, diz Rafael.

;Paramos a nossa vida em função do concurso da PMDF. E como você só pode ingressar na corporação até os 32 anos de idade de acordo com o edital, se essa suspensão se estender por muito tempo, há pessoas que vão perder tudo que investiram nesse concurso, por estarem próximas do limite etário;, acrescenta Vinícius.

Rafael e Vinícius afirmam concordar com a política do governo do Distrito Federal de, gradualmente, formar uma Polícia Militar com todo o efetivo graduado em curso superior. ;É uma maneira de elevar o nível da corporação, será outra forma de trabalho, outra abordagem ao popular;, acredita Vinícius dos Reis. Ele lembra que o governo de Goiás realizou, no ano passado, seleção para PM no estado com exigência de formação superior para todas as patentes. Os jovens dizem esperar que o impasse que causou a suspensão seja rapidamente solucionado e que o concurso seja realizado sem maiores problemas.

Também inscrito na seleção para a PMDF, o publicitário Frederico de Sousa Fiuza, 26 anos, mostrou-se menos apreensivo com a suspensão. ;Eu até ganho tempo para estudar. Se o edital for cancelado, sai um segundo;, pondera o rapaz, que afirma não se importar se as vagas disponibilizadas serão de nível médio ou superior. concursos em geral e, se houver uma nova situação, com vagas tanto de nível médio quanto superior, presto tanto para um quanto para outro se os horários forem compatíveis", declarou ele.

Entenda
Para o Tribunal de Contas do Distrito Federal, o decreto do governador José Roberto Arruda, que alterou o grau de escolaridade para a seleção da PMDF - exigindo que os candidatos tenham nível superior - fere a lei federal 11.134/2005, que prevê a conclusão do ensino médio como requisito para ingressar na maioria dos postos da carreira de agente policial militar.


O mérito sobre a legalidade ou não do decreto do governador do DF será julgado dentro de 20 dias pelos conselheiros do tribunal. As provas estão marcadas para 19 de abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação