postado em 15/02/2009 13:13
O perÃodo de volta s aulas sempre traz aos consumidores mais dÃvidas no inÃcio do ano. Além disso, é também o perÃodo de pagar impostos como o Predial e Terrotorial Urbano (IPTU) e o sobre a Propriedade de VeÃculo Automotor (IPVA).
Com dÃvidas já acumuladas de perÃodos anteriores, como nas festas de fim de ano, o consumidor começa o ano com o bolso apertado. Foi pensando nisso que Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) lançou na semana passada uma cartilha para orientar quem está devendo.O material traz dicas de como não se endividar ainda mais e pôr as contas em dia.
O motorista de transporte escolar Ailton Vieira é um desses consumidores. Endividado porque a van em que trabalha quebrou, ele conta que já tentou negociar o pagamento do empréstimo que tomou para pagar o conserto. No entanto, Ailton ainda não conseguiu parcelar o que deve.
Por isso, estou aqui no Procon, eu fui comprar material escolar para os meus filhos e o meu nome tá no SPC e no Serasa [serviços de banco de dados que fornecem informações aos comerciantes sobre a situação de crédito dos consumidores] e isso é muito ruim. Eu nunca tive esse problema, explica o motorista.
Como Ailton, muitos brasileiros também têm dÃvidas para pagar. Dados do Serasa apontam que a inadimplência dos consumidores aumentou 8% em 2008 comparado a 2007.
O presidente do IBEDEC, José Geraldo Tardin, explica que o endividamento se dá pela facilidade de acesso ao crédito e pela "falta de educação financeira do brasileiro". Segundo ele, a principal dica para quem já está devendo é consumir de forma consciente e a segunda é quitar a dÃvida.
Para liquidar a dÃvida, Tardin explica que o consumidor pode procurar os institutos de defesa e a promotoria do consumidor, órgãos que auxiliam nas análises de contratos e na solução dos problemas. Ele enfatiza que, em tempos de crise, o importante é priorizar as dÃvidas.
A cartilha dos endividados detalha os direitos dos consumidores inadimplentes e orienta também sobre casos que podem gerar rescisão de contratos e até dÃvidas com agiotas. De linguagem simples e acessÃvel, a cartilha está disponÃvel para download no site do Ibedec, no endereço .