postado em 16/02/2009 09:43
A partir desta segunda-feira (16/02), os usuários de telefonia fixa e móvel de Pernambuco poderão trocar de operadora sem perder o número de telefone. A portabilidade numérica poderá beneficiar os 7,6 milhões de usuários do estado.
A implantação em Pernambuco é a penúltima fase do calendário da portabilidade numérica. A última etapa está prevista para o dia 2 de março, quando todos os 67 DDDs do país vão estar cobertos pelo serviço. Na última etapa, passarão a ter acesso à portabilidade os usuários das regiões atendidas pelos DDDs 11 (SP), 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT) e 91 (PA).
De acordo com a ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade numérica no Brasil, desde o dia 1º de setembro de 2008, 405,2 mil usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. No mesmo período, 268,8 mil usuários tiveram seus números de telefones transferidos para as novas operadoras escolhidas.
Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve se dirigir à operadora para a qual ele quer migrar e explicar que gostaria de fazer uma nova habilitação mantendo o número atual. A operadora antiga terá, no máximo, um dia útil para conferir os dados do usuário e o processo de portabilidade deve ser concluído até cinco dias depois da solicitação do consumidor.
Na telefonia fixa, a portabilidade só poderá ser feita dentro da mesma área local - município ou conjunto de municípios. Para os celulares, a manutenção do número será possível dentro da mesma área de registro ; que corresponde ao DDD.