postado em 16/02/2009 11:48
O Banco Central vai aumentar as regras de fiscalização sobre os bancos brasileiros por meio da implantação de novas etapas do acordo de Basiléia 2.
O acordo de Basiléia 2 é um conjunto de regras definidas pelo BIS (organismo internacional que reúne bancos centrais de vários países) em 2004 para melhorar a supervisão bancária no mundo.
De acordo com o BC, serão colocados em audiência pública, até o final de março, os textos de três circulares para receber críticas e sugestões sobre os novos procedimentos.
A primeira circular diz que os bancos e as grandes instituições financeiras "não bancárias" serão obrigados a divulgar na internet, regularmente, informações referentes à gestão de riscos e à adequação do seu capital a esses mesmos riscos. Serão apresentadas informações "qualitativas de quantitativas".
A segunda e a terceira norma tratam das instituições que utilizam modelos próprios de cálculo de risco. Haverá requisitos mínimos e procedimentos para cálculo do Patrimônio de Referência Exigido para operações com taxas de juros, ações, commodities e câmbio. As instituições que forem autorizadas poderão fazer uso de seus modelos a partir de 2011.
As sugestões e comentários podem ser enviados por email ou correspondência.