postado em 19/02/2009 16:03
O mercado de trabalho deverá reagir a partir de março, disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Segundo o ministro, o mês de fevereiro deverá ter um desempenho fraco, mas ainda assim será melhor do que janeiro.
No mês passado, foram cortadas 101.74 8 vagas do mercado formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (19/02). "O resultado de 102 mil negativos não é bom para o país, mas há demonstrações inequívocas da melhora da economia nacional. Fevereiro já será um resultado diferente desse de janeiro impulsionado por construção civil e serviços", afirmo Lupi.
O ministro admitiu rever a previsão de criação de 1,5 milhão de empregos no fim do ano. Segundo Lupi, ele mantém a expectativa, mas fará uma revisão do número após o resultado do Caged de março.
De acordo com o ministro, o número de pessoas que pediram o seguro desemprego em janeiro foi menor do que o de janeiro de 2008. Neste ano, foram 597.411 trabalhadores que requisitaram o benefício, contra 599.590 em janeiro do ano passado.
Lupi ressaltou que alguns setores da economia começam a reagir, como o automotivo. Ele completou que a indústria de transformação ainda é o "grande desafio". No mês passado, esse setor respondeu pela eliminação de 50.781 postos de trabalho.