postado em 20/02/2009 08:00
As promoções deste começo de ano afastaram a crise financeira do comércio no Distrito Federal. A campanha do Liquida DF, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-DF), atraiu 8,4% mais consumidores que no mesmo período do ano passado. A procura dos clientes por mercadorias novas a preços mais em conta superou a estimativa de 5% anunciada no começo da liquidação, em 5 de fevereiro.
Os descontos oferecidos variaram de 10% a 70% e foram um chamariz para os clientes. Na Pali Palan, loja de vestuário feminino e acessórios, as reduções nos preços foram fortes. ;Sempre fazemos promoções para diminuir os estoques, mas neste ano o Liquida DF caiu bem na data das nossas mudanças de preços;, comemora a gerente, Kelly Carvalho. Segundo ela, as vendas ficaram acima do esperado neste mês. ;Muitas clientes entravam na loja porque viram o cartaz do Liquida DF e diziam que estavam procurando esse tipo de promoção;, conta.
O bom desempenho das vendas surpreendeu o presidente da CDL, Vicente Estevanato. ;Esperávamos até uma pequena retração das vendas em fevereiro, mas o Liquida salvou o mês;, revela. O oferecimento de brindes foi um atrativo. A cada R$ 25 em compras o cliente ganhava um cupom para concorrer a um carro zero quilômetro, 10 motos, 10 notebooks e 10 televisores LCD 32 polegadas.
Outra novidade no Liquida DF foi o aumento de 17% no pagamento com o cartões de débito e crédito. Para Estevanato, essa variação ocorreu porque os usuários da bandeira Mastercard recebiam o dobro de cupons a cada R$ 25 adquirido nas lojas participantes. Além dos clientes, os vendedores também serão premiados. Em cada cupom recebido, o cliente colocava o nome do profissional que o atendeu. Se esse papel for retirado da urna em 6 de março, o vendedor receberá R$ 500 em vale-compras.
Apesar das expectativas terem sido superadas este ano. Há quem defenda a realização da campanha em janeiro e não mais em fevereiro. A vendedora Crisantina Alves, da Ana Valentina acha que o cartaz do Liquida pendurado na vitrine atraiu clientes, mas o movimento foi aquém do esperado. ;Não senti que o consumidor se empolgou tanto;, diz.