postado em 20/02/2009 11:42
Trabalhadores do primeiro turno da fábrica da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), em São José dos Campos (SP), participaram nesta sexta-feira (20/02) de um ato em protesto às 4,2 mil demissões anunciadas pela empresa na tarde de ontem (19). Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, os trabalhadores que chegavam nos ônibus da empresa desceram antes de chegar à sede e caminharam carregando faixas até a portaria da Embraer, onde foi realizado o protesto. Logo depois, os funcionários assumiram seus postos de trabalho.
O sindicato não soube informar quantos trabalhadores participaram da manifestação, mas disse que o ato foi pacífico e sem a ocorrência de acidentes. Segundo informações do sindicato, a Embraer emprega 21 mil trabalhadores, dos quais cerca de 15 mil estão em São José dos Campos. Esta seria a maior demissão em massa anunciada pela empresa, que não comunicou a medida oficialmente ao sindicato.
De acordo com informações publicadas no site do sindicato, a entidade já vinha insistindo em marcar uma reunião para discutir soluções para possíveis problemas acarretados pela crise econômica global, já que havia boatos de demissões. Uma das cobranças feitas era a garantia de emprego dos trabalhadores desde o ano passado. Entre as alternativas defendidas para evitar demissões está a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e de direitos.