postado em 20/02/2009 19:07
Os embarques de minério de ferro da mineradora Vale para a China estão atingindo níveis recordes no início deste ano. E a expectativa, em razão das contratações já efetuadas, é que, no primeiro trimestre, a China absorva 30 milhões de toneladas do total de 50 milhões de toneladas que deverão ser comercializadas pela empresa no período.
O diretor da área de Finanças da Vale, Fábio Barbosa, afirmou hoje (20) que o recorde de embarque para a China são um alento. Destacou, entretanto, que nós não podemos dizer que o problema de demanda global do mercado está resolvido, porque existem diferenças de taxas de crescimento em diversas regiões. Isso afeta não só a demanda por produtos da Vale, mas também de outras companhias.
Barbosa afirmou que há, ainda, muita incerteza em relação ao desempenho da economia norte-americana e sobre a eficácia do pacote de medidas de ajuste lançado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O cenário continua extremamente desafiador [para a Vale] em todos os metais. A mineradora está operando abaixo de sua capacidade nominal. Os 50 milhões de toneladas de minério de ferro projetados para venda nos três primeiros meses deste ano estão abaixo do recorde de 80 milhões de toneladas comercializados no terceiro trimestre do ano passado, informou.
De acordo com Barbosa, é a primeira vez em 12 meses que há uma variação positiva do índice de compras de gerentes e isso decorre de ordens recebidas dos Estados Unidos, da Índia e da China. A mineradora confia que poderá superar o ambiente de desafio que tem pela frente, em função da qualidade dos ativos da empresa e da força do seu balanço financeiro, disse.