postado em 22/02/2009 19:02
Os bancos britânicos precisam ser melhor controlados além de ter um foco doméstico mais definido, afirmou neste domingo (22/02) primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown. Os bancos devem mudar sua cultura de fundos e focar mais em atividades tradicionais como hipotecas e empréstimos, ao invés de se voltaram para a especulação, escreveu Brown em um editorial no jornal The Observer.
Brown, que frequentemente tem afirmado que o setor de serviços financeiros britânico deve ser mais do que robusto, disse que manufaturados e tecnologia podem conduzir a economia britânica e que os bancos devem desempenhar um papel de facilitador desse processo. "Queremos garantir que o novo sistema bancário que surgirá nos próximos anos ... se torne um servidor de nossa economia e sociedade, nunca um patrão", escreveu Brown.
O governo de Brown está pretendendo assegurar centenas de bilhões de libras em empréstimos de risco e dívidas tóxicas com dinheiro do contribuinte. Em retorno a essa ajuda, Brown disse que espera que os bancos comecem imediatamente a descongelar os empréstimos para o mercado doméstico, um apelo que ele repetiu em seu editorial.
Mas ele também pediu o retorno para um sistema bancário mais prudente e nos velhos moldes, prometendo fixar exigências de capital mais rigorosas para os especuladores e apelando para que os bancos britânicos deem apoio às empresas nacionais.