postado em 24/02/2009 17:43
WASHINGTON - O Federal Reserve (Fed) norte-americano divulgou nesta terça-feira (23/02)uma carta dirigida os bancos para pedir que consultem "com suficiente antecedência" antes de distribuir dividendos importantes ou de comprar suas próprias ações.
Segundo o texto do documento do Banco Central, "a carta reitera em grande parte a política seguida há muito tempo pelo Federal Reserve e sua direção em razão dos recentes acontecimentos, mas também revela o seu desejo de que os grupos bancários informem ou consultem os funcionários de supervisão do Fed com suficiente antecedência", em relação a essas operações.
Por um lado, trata-se do "anúncio e do pagamento de um dividendo que poderia suscitar preocupações sobre seu caráter seguro e prudente, ou seja, um dividendo que supere os lucros por ação do período relativo".
Por outro, o Fed quer estar a par das compras de ações "quando o grupo bancário atravessar um período de fraqueza financeira".
A compra de ações por parte dos bancos norte-americanos, que têm como objetivo sustentar a cotação de uma ação, é pouco frequente há vários meses. No entanto, vários bancos permanecem distribuindo dividendos a seus acionistas, apesar das perdas do quarto trimestre.