postado em 26/02/2009 16:49
A Petrobras iniciou nesta quinta-feira (26/02) as operações do navio-plataforma Cidade de Niterói, no campo de Marlim Leste, na bacia de Campos. A unidade tem capacidade para produzir até 100 mil barris/dia de petróleo e 3,5 milhões de metros cúbicos de gás.
Juntamente com a P-53, a unidade compõe o sistema de produção de Marlim Leste. A plataforma é do tipo FPSO - unidade flutuante de produção com capacidade para estocar óleo - integra o segundo módulo de Marlim Leste, no prospecto conhecido como Jabuti.
A FPSO Cidade de Niterói está situada a 120 quilômetros da costa, conectada a dez poços de produção situados a 1.370 metros de profundidade. Dos dez poços, nove são de petróleo e um de gás.
"Este projeto apresenta importância adicional, em termos de exploração petrolífera, por se tratar da primeira acumulação comercial de petróleo em reservatórios carbonáticos, situados acima da camada de sal, em águas profundas da Bacia de Campos", informou a Petrobras, em comunicado.
A descoberta em Jabuti foi feita em 2005, e segundo a estatal, foi o início de uma série de outras descobertas em reservatórios semelhantes na área. A companhia ressalta ainda que a o tipo de reservatório de Jabuti é um "importantíssimo alvo exploratório", e que está situada em uma região que uma estrutura de produção já formada, permitindo a redução de custos e maior velocidade na implementação de projetos.