postado em 01/03/2009 09:26
PEQUIM - Os efeitos do plano de estímulo chinês de quatro trilhões de yuans (585 bilhões de dólares) estão começando a ser notados na economia do país, mas o governo se mantém alerta para tomar outras medidas caso necessário, indicou neste domingo (1º/03) o primeiro-ministro, Wen Jiabao.
"As medidas de reativação começam a ter efeito e tiveram bons resultados em alguns setores", declarou Wen, em uma conversa on-line com internautas, publicada neste domingo pela imprensa oficial.
"Devemos nos dar conta de que estamos enfrentando uma tarefa difícil e de longo percurso, estamos dispostos a tomar mais atitudes se for necessário", acrescentou.
Wen disse que a concessão de empréstimos está aumentando, assim como a produção e o consumo, desde meados de fevereiro em sinal de reativação.
A China, cuja economia depende em grande parte das exportações, cresceu 9% em 2008 contra 13% em 2007. A meta para este ano é de 8%.
Wen falou também do apoio às pequenas e médias empresas e manifestou sua preocupação com os 20 milhões de trabalhadores imigrantes que já perderam seu emprego.
O primeiro-ministro anunciou um plano de apoio financeiro para as zonas rurais, cujos detalhes devem ser divulgados na terça-feira, em discurso no Parlamento.