postado em 01/03/2009 20:45
A American International Group (AIG) está perto de fechar um acordo com o governo norte-americano que afrouxaria os termos de seu pacote de resgate, proporcionaria um maior compromisso de capital e ajudaria a seguradora a absorver perdas trimestrais no valor de US$ 60 bilhões, disse neste domingo (1º/02) uma fonte próxima ao assunto.
O acordo deve incluir um compromisso de capital adicional de US$ 30 bilhões, termos mais lenientes sobre um investimento preferencial já existente e uma menor taxa de juro sobre a linha de crédito governamental de 60 bilhões de dólares, acrescentou a fonte.
O plano reflete a exposição profunda a que estão submetidos contribuintes dos Estados Unidos em relação à seguradora. É difícil calcular o valor dos ativos da AIG que estão sendo transferidos para o governo em lugar do pagamento da dívida em dinheiro.
A meta do resgate original da AIG em setembro do ano passado era o pagamento da dívida em dois anos. A última versão provavelmente deixará o governo dos EUA envolvido com a AIG durante anos. As informações são que o conselho da empresa iria se reunir neste domingo para votar o acordo, que deve ser anunciado quando a AIG divulgar seu resultado trimestral nesta segunda (02/03). As informações são da Dow Jones.