postado em 02/03/2009 08:36
O banco britânico HSBC deve anunciar nesta segunda-feira (2/03) sua intenção de levantar US$ 17 bilhões, após registrar um ano de perdas, ao investir em ativos podres americanos. O banco também deve conceder menos empréstimos nos EUA e pode fechar até 800 agências no Reino Unido e no mercado americano, segundo reportagem dos jornais "Financial Times" e "Wall Street Journal".
Maior banco em valor de mercado da Europa, o HSBC deve paralisar os empréstimos pessoais nos EUA, mas deve seguir operando cartões de crédito.
Segundo os dois jornais financeiros, o HSBC pretende levantar capital sobretudo no mercado, e não junto ao governo britânico, que tem socorrido e tomado controle de boa parte dos bancos daquele país. A operação já estaria sendo negociada com o Goldman Sachs e o JPMorgan Cazenove, que devem fazer as ofertas de ações.
Espera-se que o capital a ser levantado pelo HSBC seja usado para fazer aquisições nos mercados asiáticos, onde tradicionalmente atua. A estratégia é vista como forma de ganhar terreno na crise.