Jornal Correio Braziliense

Economia

Venda de automóveis leves tem terceira alta consecutiva em fevereiro

;

A venda de automóveis e comerciais leves registrou a terceira alta consecutiva em fevereiro deste ano. Puxado pela redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e pelas promoções das marcas, o desempenho superou 2008. Por marca, a Volkswagen lidera o mercado. Foram vendidos 191.360 automóveis e comerciais leves no mês de fevereiro (sem contar caminhões, ônibus e motos), alta de 0,14% sobre fevereiro de 2008 (191.089) e de 0,86% sobre janeiro deste ano (189.731 em resultado ajustado). Embora a expansão tenha ficado abaixo de 1%, o número é representativo para o setor porque o mês de fevereiro deste ano teve menos dias úteis que janeiro e que fevereiro de 2008. Ranking A Volkswagen foi a montadora com maior participação de mercado em fevereiro (24,4%), considerando apenas automóveis e comerciais leves, à frente da Fiat (23,5%), General Motors (18,7%) e Ford (11,7%). O carro mais vendido no período foi o Gol (VW), com 21.073 unidades. Em segundo aparece o Palio (Fiat), com 12.755 unidades, e, depois, o Uno (Fiat), com 11.055 veículos vendidos. As medidas tomadas pelo governo - liberação de linha de crédito e redução do IPI-- tiveram efeito em janeiro e em fevereiro, mas os benefícios fiscais terminam no final deste mês.