postado em 02/03/2009 19:44
Depois de fechar uma unidade, demitir 400 funcionários e suspender io abate bovino em todo o país, o frigorífico Independência ajuizou, nesta segunda-feira (2/03), pedido de recuperação judicial. Segundo comunicado divulgado ao mercado, o objetivo é "restruturar dívidas e continuar suas operações".
"À luz das mudanças materiais adversas nos mercados global e brasileiro de carne bovina, a contínua volatilidade e turbulência nos mercados financeiros do Brasil e do mundo, e com o objelector('meta[name="keywords"]').content.replace(/\s?(,)\s?/g,'$1').split(','):[]);
googletag.pubads().setTargeting("reload", (window.performance?window.performance.navigation.type:2).toString() );
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.pubads().collapseEmptyDivs();
googletag.pubads().enableAsyncRendering();
googletag.pubads().disableInitialLoad();
googletag.pubads().setCentering(true);
googletag.enableServices();
googletag.pubads().addEventListener('slotRenderEnded', function(event) {
try {
var elmid = event.slot.getSlotElementId();
var elmtg = document.getElementById(elmid);
elmtg.dataset.adsCallback && (function(str){ eval(str) }).call(this, elmtg.dataset.adsCallback, elmid=elmid, elmtg=elmtg, event=event);
} catch(e) {
console.warn(e);
}
});
});
Economia
Líder em exportações, frigorífico entra com pedido de recuperação judicial
;
postado em 02/03/2009 19:44
Depois de fechar uma unidade, demitir 400 funcionários e suspender io abate bovino em todo o país, o frigorífico Independência ajuizou, nesta segunda-feira (2/03), pedido de recuperação judicial. Segundo comunicado divulgado ao mercado, o objetivo é "restruturar dívidas e continuar suas operações".
"À luz das mudanças materiais adversas nos mercados global e brasileiro de carne bovina, a contínua volatilidade e turbulência nos mercados financeiros do Brasil e do mundo, e com o objetivo de preservar o caixa necessário para dar continuidade às suas operações, a Companhia recorreu à proteção judicial", afirma a empresa. O pedido foi feito no Brasil e nos Estados Unidos, por meio do chamado Capítulo 15, do Código Falimentar daquele país.
O Independência lista entre os impactos ruins para seus negócios rompimentos no comércio global da carne bovina, queda excessiva na demanda dos principais países importadores, levando ao excesso de oferta de produtos; queda de preços na exportação acima da desvalorização da moeda brasileira e redirecionamento do volume exportado para o mercado interno brasileiro, "levando à competição predatória e à queda nos preços, especialmente na carne desossada".
O frigorífico destaca que vai dar continuidade às suas atividades e manterá suas relações comerciais com seus clientes e fornecedores.
Porém, ressaltou que "procurou se resguardar judicialmente, uma vez que seu atual caixa disponível não permitiria o cumprimento de todas as suas obrigações". "O Independência irá apresentar um plano de reorganização perante seus credores, no prazo de 60 dias contados a partir da decisão judicial que concede a recuperação judicial", informa a empresa em nota.
Líder
Uma das empresas líderes do Brasil no setor de frigoríficos de carne bovina e couro, com capacidade atual de abate de 10,8 mil cabeças e produção de 10 mil peles por dia, o Independência opera em 7 estados brasileiros e no Paraguai
Apesar de manifestar a expectativa de recuperação, a empresa destaca que suas "declarações prospectivas podem ser influenciadas por diversos fatores", incluindo demanda e os preços da carne bovina e produtos de couro; flutuações das taxas de juro, inflação e câmbio; a capacidade de obter financiamento; os preços de bovinos e de matérias-primas; mudanças na legislação e regulamentação brasileiras, entre outros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação