postado em 03/03/2009 19:47
A Petrobras inaugurou ontem a primeira unidade para a produção de gasolina com mistura de 3% de álcool, combustível chamado de E3. A nova unidade é da joint venture (associação entre empresas para formar uma outra companhia) da estatal brasileira com a empresa japonesa de álcool, a Japan Alcohol Trading, chamada de BJE (Brazil Japan Ethanol).
O objetivo, de acordo com comunicado da Petrobras, é "demonstrar ao empresariado japonês a viabilidade técnica e econômica para a entrada no país de um novo combustível, que além de eficiente, é mais ecológico." O Japão tem sido visto pelos produtores brasileiros como a principal esperança de um incremento nas exportações do produto.
A capacidade de produção da planta é estimada em até 3 milhões de litros de E3 por mês e deverá ser destinada a postos independentes. A fornecedora da gasolina para o projeto será a refinaria Nansei Sekiyu, em Okinawa, cuja participação da Petrobras chega a 87,5%.
A planta faz parte do Projeto Sodegaura, uma parceria entre a BJE e o Ministério do Meio Ambiente do Japão, para introdução do E3 no mercado japonês.