postado em 05/03/2009 10:21
O Banco Central Europeu (BCE) reduziu nesta quinta-feira (5/03) sua taxa de juros para 1,5% ao ano, a menor já registrada pela instituição. Na reunião do mês passado, o banco havia mantido a taxa em 2% ao ano.
A decisão já era esperada pelos analistas. Hoje também o Banco da Inglaterra (BC britânico) reduziu sua taxa de juros para 0,5% ao ano, um corte de 0,5 ponto percentual. A taxa chega assim a um nível baixo inédito na história do banco, fundado em 1694. O corte de hoje foi o sexto consecutivo.
No mês passado, o banco havia informado que o Reino Unido está em uma "profunda recessão" e que não deve voltar a apresentar crescimento econômico até o fim deste ano.
A economia da zona do euro teve queda de 1,5% no último trimestre de 2008 em consequência, em parte, de uma redução significativa das exportações e de uma queda dos investimentos, segundo a Eurostat, a agência europeia de estatísticas. Trata-se do pior desempenho desde a criação da zona do euro, em 1999.
A zona do euro é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal. A União Europeia inclui, além destes, Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Hungria, Romênia, Estônia, Lituânia e Letônia.